Azia e Indigestão Durante a Noite

Sofrer de azia ou indigestão durante a noite pode não só ser extramente doloroso como ser também igualmente irritante – é fundamental descansar para o dia que se avizinha, mas a dor que sente não facilita a tarefa.

A azia é muito comum durante a noite, uma vez que está deitado e a gravidade não consegue manter o seu ácido estomacal no sítio onde este deve permanecer.[1] Desta forma, o ácido pode atingir a sua garganta causando dores intensas.

Estes sintomas conseguem ser muito dolorosos, por isso é importante que tente reduzi-los ao máximo. Isto pode ser facilmente alcançado através de pequenas mudanças no seu modo de vida. Leia as dicas que temos para o ajudar a ver-se livre das dores:

Comer antes de dormir

É importante dar ao seu corpo tempo para fazer a digestão por completo antes de se deitar no sofá ou de ir dormir. Faça por comer a sua última refeição do dia duas a quatro horas antes de ir para cama para que esta passe completamente por todo o processo digestivo.

Preparativos para dormir

Experimente colocar algo por baixo do seu colchão, ou uma almofada extra, para que se possa deitar com a parte de cima do seu corpo ligeiramente elevada. Deitar-se com o corpo completamente horizontal faz com que seja mais fácil para o ácido estomacal subir até ao esófago e causar azia, mas ter a sua cabeça e as suas costas ligeiramente elevadas significa que a gravidade irá continuar a atuar contra o excesso de ácido, evitando a sua subida até à garganta.

Deve também tentar dormir apoiado no seu lado esquerdo e não de barriga para baixo. Quando dorme de barriga para baixo está a apoiar o peso do seu corpo no estômago, o que pode causar indigestão e levar o ácido estomacal até à sua garganta. Dormir apoiado no seu lado direito também não é recomendável uma vez que esta posição é conhecida por relaxar o músculo do esfíncter o que, mais uma vez, leva a que o ácido suba. Dormir sobre o seu lado esquerdo, no entanto, ajuda a reduzir os efeitos do refluxo gastro esofágico[2].

 Acalme o stress e a ansiedade

O stress e a ansiedade são duas das principais causas da azia e da indigestão e ambas têm um impacto real no seu sistema digestivo, por isso, é importante que mantenha os níveis de stress o mais baixos possíveis. Certifique-se que tem uma boa noite de sono e faça coisas que o deixem feliz. Pense em aderir à prática de yoga ou meditação para ajudá-lo a relaxar ainda mais!   

Use o pijama certo

Use roupa larga quando for para a cama, especialmente à volta da cintura, uma vez que a roupa apertada pode pressionar o seu estômago e isso pode também levar à azia e à indigestão.

Gaviscon

Se ficar com azia, tome Gasvicon Duefet que atua apenas em minutos, neutralizando o excesso de ácido estomacal e formando uma película protetora que previne o refluxo ácido. Adequado para maiores de 12 anos de idade. Leia sempre as informações constantes da embalagem e do folheto informativo antes de tomar este medicamento. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou o farmacêutico. Estas mudanças tão simples podem parecer pequenas, mas podem ter um grande impacto na gravidade dos sintomas de azia e indigestão, por isso, porque não experimentá-las esta noite?

 



[1] http://www.webmd.boots.com/heartburn-gord/guide/special-risks-of-nighttime-heartburn

[2] http://www.everydayhealth.com/gerd/managing/sleep-tips-for-people-with-gerd.aspx

Compartilhar: