Evitar Exageros na Alimentação

O fim de semana é aquela altura da semana para deixar de parte as preocupações do trabalho e relaxar, passar tempo com as pessoas que nos são queridas e fazer coisas de que gostamos. Ocasião para pequenos mimos, afinal de contas, é fim de semana!

Ainda que desfrutar de uma boa refeição ou de algumas bebidas durante o fim de semana não seja um problema, comer e beber em excesso pode deixá-lo com azia ou indigestão. Quando come demais, o seu estômago é obrigado a produzir mais ácido para lidar com esse excesso e se esse ácido sobe até ao esófago, acaba por provocar-lhe azia. A indigestão, por outro lado, é sentida no estômago.

Tome nota destas dicas para que desfrute do seu fim de semana sem exageros.

Não saia de casa com fome

Quer esteja a caminho de um churrasco com amigos ou de um almoço de domingo com os seus pais, se quiser limitar o excesso de comida, nunca saia com fome. Coma algo leve antes de sair de casa, como por exemplo, um ovo cozido, para que a fome não tome conta de si assim que se sentar à mesa, levando-o desta forma a evitar excessos.

Controle as porções

Esta pode ser uma dica difícil de seguir quando existe tanto prazer no ato de degustar, mas tente limitar-se a uma única porção de comida e adicione legumes ao seu prato para que tenha uma refeição mais completa. Sirva a comida num prato mais pequeno para que fique com a ideia de que há uma maior quantidade de comida no seu prato.

Não coma de forma insensata

Enquanto come, é importante limitar as distrações para que possa concentrar-se completamente nos alimentos e em que quantidades. Se está numa festa ou num evento com buffet, pode tentar comer com a mão oposta àquela que está habituado a usar, desta forma estará mais atento a cada vez que decidir dar mais uma garfada.

Quando está de volta a casa e tem vontade de petiscar, é importante retirar apenas uma porção do que quer comer e guardar o resto. Se se sentar em frente à televisão com uma embalagem familiar de batatas fritas, a vontade irracional de comer a embalagem toda pode apoderar-se de si e quando der por ela, já não há mais batatas.

Mantenha-se hidratado

Pode estar ocupado a socializar, mas não se esqueça de beber muita água. Em primeiro lugar, se costuma consumir álcool ao fim de semana, é possível que acabe desidratado, por isso é importante hidratar o seu corpo e expulsar toxinas. Para além disso, é possível que o seu cérebro interprete erradamente os sinais do seu corpo levando-o a pensar que está com fome, quando na verdade tem apenas sede[1].          

Outra dica importante é beber um copo de água meia hora antes de uma refeição para que esta ajude a preencher o seu estômago significativamente, levando-o assim a ter menos fome quando a comida chegar.

Álcool

Adicionar gelo às suas bebidas é uma boa forma de enganar a sua mente e levá-la a pensar que está a beber mais do que aquilo que realmente está, assumindo assim que deve beber mesmo menos[2].

Para além disso, sabia que o formato do copo pode influenciar o quanto ou quão pouco acha que bebeu? Ter a sua bebida servida num copo alto e estreito ao contrário de um pequeno e largo leva-o a pensar que tem mais bebida no seu copo.[3]

 

Tente pôr estas dicas em prática durante este fim de semana e pode ter a certeza que vai sentir-se fresco e preparado para o início da semana assim que a segunda-feira estiver de volta! Se sentir que os exageros são a causa da sua azia e indigestão, experimente Gaviscon Duefet, uma vez que este atua apenas em minutos, permitindo assim que possa desfrutar do resto da sua noite. Adequado para maiores de 12 anos de idade. Leia sempre as informações constantes da embalagem e do folheto informativo antes de tomar este medicamento. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou o farmacêutico.



[1] http://magazine.vitality.co.uk/how-to-avoid-over-indulging-this-christmas/

[2] http://www.health.com/health/gallery/0,,20769037,00.html#drink-from-a-tall-glass--0

[3] http://www.dailymail.co.uk/health/article-3384642/Want-drink-Try-quirky-guide-reducing-alcohol-intake.html

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