Hábitos Alimentares em Épocas Festivas

A época das festas é a melhor altura para conviver com a família e os amigos, desfrutar de momentos juntos e para se mimar com um sem número de comidas e bebidas maravilhosas. Como esta é uma altura muitas vezes associada a excessos, é considerada uma das mais difíceis para aqueles que querem manter uma alimentação saudável.

A maioria das pessoas tem tendência para exageros durante estes meses, quer seja em noites longas, umas atrás das outras, divertindo-se com amigos, com intermináveis bebidas gaseificadas ou deliciosas refeições ricas e pesadas. Todas estas coisas podem levar o nosso corpo a sentir-se um pouco desgastado no final da época.

Embora seja tentador comer chocolate ao pequeno-almoço, ao almoço e ao jantar, durante a época festiva, pode não ser a opção mais saudável, e passar um ou dois meses com a alimentação errada, com álcool em exagero e falta de exercício podem levá-lo a sentir o terrível efeito da azia e da indigestão.

Isto não quer dizer que deva deixar de se mimar, não há nada de errado em desfrutar de uma boa refeição com moderação, especialmente numa época festiva, mas se sentir os sintomas de uma azia ou indigestão, é importante dar uma vista de olhos nas nossas dicas de forma a podermos ajudá-lo a equilibrar a sua alimentação.

  • Faça algumas mudanças nos alimentos que consome, sempre que puder. Uma mudança bastante simples é, por exemplo, trocar bebidas gaseificadas por bebidas sem gás, uma vez que as bolhas das bebidas gaseificadas expandem e são um forte contributo para azias dolorosas[1].
  • Mantenha-se hidratado ao beber muita água ao longo do dia. Beber água ajuda a acalmar o desejo de comer, levando-o a sentir-se cheio e, em consequência, a comer menos.
  • Faça por tomar pequeno-almoço todas as manhãs – mas vá com calma – nada demasiado pesado, por isso tente pôr de lado bolos e bebidas gaseificadas. Em vez disso opte por um pequeno-almoço leve, que o satisfaça, mas saudável; frutas frescas ou salmão fumado e ovos mexidos se precisar de algo mais consistente. Isto é importante uma vez que vai ajudá-lo a controlar aquilo que come mais tarde e vai dar-lhe a energia que precisa para que possa dar o seu melhor ao longo do dia ocupado que vai ter.
  • Dê um passeio familiar depois do jantar de Natal, vai ajudar a digerir a comida e por outro lado faz um pouco de exercício naquele que provavelmente seria um dia de preguiça. Sair de casa também significa ter um maior controlo sobre a tentação de continuar o resto da noite a atacar petiscos sentado em frente à televisão.
  • Ofereça aos seus convidados o que sobrou da sua festa – dessa forma a comida não ficará em sua casa a tentá-lo a petiscar constantemente.
  • Petisque algo saudável e em pequenas quantidades antes de sair para uma festa para que não tenha fome assim que lá chegar. Para além disso, enquanto estiver na festa tente não ficar sempre perto da comida ou da mesa do buffet, já que terá tendência para lá ir petiscar com maior frequência. Outra dica é tentar manter-se afastado das batatas fritas ou dos chocolates que estejam em tigelas ao longo da sala, exatamente pela mesma razão.
  • Seja consciencioso com o que come ao longo do dia e da noite e tente não comer sem pensar. Uma ótima ideia para o ajudar com esta dica é comer a sua ceia de Natal com a mão oposta à que costuma usar normalmente. O desconforto vai fazer com que tenha mais cuidado com aquilo que está a fazer e por consequência a ter mais consciência da quantidade de comida que está a ingerir. Para além disso, tente pensar e perceber bem aquilo que o seu corpo realmente quer, se se sentir cheio, pare de comer.
  • Tenha atenção ao que bebe. O álcool está cheio de calorias inúteis e para além de nos fazer fome também enfraquece o poder que temos sobre nós mesmos – não é uma boa combinação de características quando estamos a tentar controlar o nosso apetite[2]. Uma excelente dica para uma situação como esta é adicionar gelo à sua bebida para que esta se dilua um pouco, e sempre que possível tente escolher bebidas com pouco álcool de forma a evitar exageros na ingestão de calorias.

É claro que pode ser muito difícil controlar-se quando está rodeado de pratos deliciosos e festivos, mas com estas dicas, deve ser capaz de cortar um número considerável de calorias e reduzir a probabilidade de azia ou indigestão. Porque não experimentá-las este ano?

 evitar azia e indigestao nas festas infografico


[1] http://www.health.com/health/gallery/0,,20443643,00.html#soda-2

[2] http://www.express.co.uk/life-style/health/542417/Healthy-Christmas-your-health

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