Os Efeitos de Uma Alimentacao Irregular

A vida pode ser bastante agitada. Quer seja uma mãe a tempo inteiro ou um trabalhador de escritório com um horário das 9h às 17h, acaba por ter sempre demasiadas coisas para fazer todos os dias. Para alguns, as ocupações são tantas que muitas vezes nem tempo têm para comer. Para além de causar horríveis sintomas de azia e indigestão, uma alimentação irregular pode também afetar a sua saúde de outras formas. Leia abaixo alguns dos efeitos de uma alimentação irregular ao longo do dia!

Não tomar pequeno-almoço

Tomar pequeno-almoço regula os açúcares do sangue e dá-nos as vitaminas e os nutrientes necessários para enfrentar o dia[1]. Uma manhã sem um bom pequeno-almoço leva a que o nosso corpo fique sem energia e tenha dificuldade em concentrar-se ao longo do dia. Para além disso, não tomar pequeno-almoço pode também levar a um aumento de peso, uma vez que embora possa não ter fome nessa altura, irá ter a meio da manhã e irá procurar petiscar algo pouco saudável e extremamente calórico.

Almoçar demasiado rápido

Embora este seja um hábito alimentar muito pouco saudável, é possivelmente a única opção para pessoas com horários apertados. Comer demasiado rápido pode levar à azia e à indigestão[2] uma vez que não está a mastigar a sua comida de forma correta e isso leva a que o seu estômago produza mais ácido para ajudar a digestão. Do mesmo modo, quando engole à pressa, está a engolir muito ar, o que também pode causar desconforto. E para terminar, pode ainda acabar por exagerar naquilo que come, uma vez que a comida demora cerca de 20min a chegar ao estômago e só depois disso este avisa o cérebro de que está cheio.

Petiscar a qualquer hora do dia

Petiscar enquanto está ao telefone, a ver televisão ou a navegar na Internet não é muito boa ideia. É importante que esteja atento ao seu corpo, à fome que tem e à quantidade de comida que ingere, uma vez que comer sem moderação pode ser um fator extremamente importante no aumento de peso. Quando não está a tomar atenção àquilo que come pode ser difícil para si perceber quando está realmente satisfeito ou cheio – por isso há uma tendência para continuar até terminar toda a embalagem. Para além de dar mais atenção ao que come e em que quantidades, uma ótima maneira de incentivar a moderação é evitar comer diretamente da embalagem e retirar apenas uma porção daquilo que quer comer, assim, quando essa porção acaba, sabe que é altura de parar.

Comer antes de dormir

Comer demasiado antes de ir dormir pode piorar a qualidade e duração do seu sono[3] levando-o a acordar no dia seguinte completamente exausto. Deve comer a sua última refeição do dia entre duas a quatro horas antes de ir para a cama, uma vez que os nossos organismos foram feitos para digerir a comida em posição vertical. Deitar-se demasiado cedo e logo a seguir a uma refeição pode ser uma das causas da azia e da indigestão, já que esta posição fará com que o ácido do seu estômago suba até ao esófago, causando assim um ardor no peito. 

Assim que perceba quais os seus hábitos alimentares mais prejudiciais, dê-lhes um pouco de atenção, será fácil combatê-los. Assim que começar a comer de forma regular, começará também a desfrutar muito mais das suas refeições e os seus níveis de energia irão certamente melhorar! Para todos os momentos ao longo do dia em que possa sentir uma leve azia ou indigestão, Gaviscon Duefet estará sempre por perto para que possa rapidamente voltar à agenda do dia sem problema. Adequado para maiores de 12 anos de idade. Leia sempre as informações constantes da embalagem e do folheto informativo antes de tomar este medicamento. Em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, consulte o seu médico ou o farmacêutico.

alimentacao irregular infografico

[1] http://www.webmd.com/food-recipes/most-important-meal#1

[2] http://www.webmd.com/heartburn-gerd/indigestion

[3] http://uk.askmen.com/sports/foodcourt_100/116_eating_well.html

Compartilhar: