Gravidez

Está a sofrer de azia durante a gravidez? Não se preocupe, 80% das grávidas passa por isto.

Causas e Sintomas

O que causa a azia durante a gravidez? Há duas razões principais pelas quais a azia, e a indigestão em menor escala, são frequentes na gravidez. 

  1. A primeira deve-se ao facto de haver um aumento da hormona progesterona que relaxa os músculos. Este relaxamento estende-se ao esfíncter à entrada do estômago. Quando este relaxa, os ácidos do estômago conseguem entrar no esófago e provocar a azia. 
  2. Nas fases mais tardias da gravidez, a azia pode ser provocada pela pressão física ascendente causada pelo bebé no trato digestivo da mulher.

Quais os sintomas de azia durante a gravidez?

Os sintomas de azia e indigestão não apresentam riscos maiores para si ou para o seu bebé, no entanto podem ser dolorosos e muito desconfortáveis. 

  • Sensação de inchaço 
  • Sensação de dor/ardor no peito 
  • Arrotos 
  • Refluxo do conteúdo do estômago (incluindo alimentos) 
  • Náuseas ou vómitos 

FAQs

Durante a gravidez, é natural preocupar-se com os medicamentos que toma. No entanto, não tem de estar sujeita aos sintomas causados pela azia e indigestão. Toda a gama Gaviscon pode ser utilizada durante a gravidez e aleitamento. Os produtos Gaviscon proporcionam alívio do refluxo, azia e indigestão até 4 horas. Disponível em saquetas e comprimidos para mastigar, nos sabores menta e morango.

Os sintomas da azia podem ir de uma sensação de desconforto que dura 5 minutos após comer, até uma sensação de queimadura que vai crescendo e subindo. Se está a sentir desconfortos regularmente ou de forma mais intensa, consulte o seu médico.

Sim! O aumento de progesterona e do crescimento do bebé potenciam a azia durante a gravidez a 80% das grávidas.

Uma das substâncias ativas do Gaviscon é o alginato de sódio que atua pela formação de uma barreira espessa no topo do conteúdo do estômago e evita que o ácido suba até ao esófago. Isto significa que Gaviscon não necessita de entrar na circulação sanguínea para permitir um alívio eficaz.​

Como aliviar

A azia durante a gravidez é comum e a boa notícia é que há formas de a aliviar que são seguras e eficazes. Procure fazer refeições pequenas e frequentes, e sentar-se e/ou deitar-se numa posição mais direita. 

Os produtos da gama Gaviscon foram desenhados para atuar localmente no estômago. Isto significa que Gaviscon não necessita de entrar na circulação sanguínea para permitir um alívio eficaz. 

Alguns medicamentos poderão afetar o seu bebé. Fale sempre com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar quaisquer medicamentos durante a gravidez.